A Telecel fornece informação diária sobre a Expo


Serviço de Difusão Celular que permite o acesso gratuito a informações, em formato de texto, difundidas pela rede.

Os textos são enviados para áreas geográficas seleccionadas sendo recebidas por qualquer cliente que esteja nessa mesma área e que active o serviço no telefone.

Os dados a que se acede são variados e incluem informação de caracter geral ou local, sobre temas específicos e vinda de diferentes canais (dados detalhados sobre os principais acontecimentos, assim como preços, meios de transportes e parques de estacionamento). Os conteúdos podem diferir consoante a zona geográfica onde o cliente se encontra.

Neste momento, o serviço está disponível na Expo e na zona envolvente, sendo a informação difundida pelo canal número um.
Os visitantes estrangeiros que se encontrem em roaming em Portugal também podem receber as mensagens de difusão celular, desde que se encontrem registados na rede Telecel. As informações podem ser em portugês, espanhol ou inglês.

A Telecel colocou em funcionamento (dia 15 de Junho), em fase piloto, o novo Serviço de Difusão Celular.

Em que consiste?
Este serviço permite aos clientes da Telecel receber no seu telefone celular automaticamente e sem qualquer pedido ou subscrição informações em formato de texto que estejam a ser difundidas pela rede.

O Serviço de Difusão Celular constitui uma tecnologia muito recente e a Telecel é um dos primeiros operadores na Europa a utilizá-la.
Consiste no envio de mensagens sob a forma de «difusão» (de um ponto emissor para muitos receptores), sendo dirigidas para áreas geográficas concretas e não para um determinado utilizador ou conjunto de utilizadores.

As mensagens podem ser recebidas por qualquer cliente que se encontre na área de difusão e tenha activado correctamente o serviço no seu telefone.
Ao introduzir a difusão celular, a Telecel poderá vir a prestar aos seus clientes informação variada, de carácter geral ou local.

Esta tecnologia permite receber informações sobre temas específicos em diferentes canais, bem como informação de âmbito local, que pode variar segundo a zona onde o utilizador se encontra.

O conteúdo da informação recebida dependerá não só da área em que é recebida, mas também do canal seleccionado. Cada canal é caracterizado por um número e permite obter informação sobre um determinado tema.

Nesta fase inicial está a ser usado o canal 1, no qual é transmitida, na zona do recinto da Expo e áreas circundantes, informação sobre as actividades que aí têm lugar ao longo do dia.

Os clientes Telecel podem começar desde já a usufruir deste serviço. Os visitantes estrangeiros que se encontrem em roaming em Portugal também poderão receber gratuitamente as mensagens de difusão celular, desde que estejam registados na rede Telecel.

O que é necessário?

Para receber as mensagens de difusão celular, o cliente deverá:
possuir um equipamento que suporte Difusão Celular
activar no telefone o serviço de Difusão Celular
seleccionar o canal correcto
estar na área de difusão
ter o telefone ligado e registado na rede Telecel quando a mensagem é enviada.

Seguidamente apresenta-se informação detalhada por forma a permitir a satisfação destes cinco requisitos.

Quais os telefones que suportam o serviço?
Audiovox 680, 700
Ericsson GH/GF388, GA628, GH688, GF788, GF768, SH888*
Maxon MX-3000, MX3204
Motorola D160/D170 (Modulus), D460/470, Flare Premier, StarTac 70/85, SlimLite, 8400, 8700, 2500, 2700
Nokia 3110**, 5110, 6080, 6081, 6110, 8110, 8110I, 9000, 9000I
Philips Spark, Diga, Genie, Twist
Sagem 725, 730
Siemens S10, E10, S8*

Notas:
*= ainda não comercializado;
** = a difusão celular apenas é suportada por algumas versões deste telefone.

Como se activa o serviço no telefone?
Os procedimentos a executar dependem do equipamento utilizado. Na maior parte dos modelos será necessário escolher o menu Mensagens e, dentro deste, Difusão Celular ou Serviços de Informação ou outra opção equivalente. O telefone apresentará então as opções On/Off ou Activo/Inactivo (ou equivalente)


Como se selecciona o canal?

Tal como no ponto anterior, os procedimentos dependem do equipamento utilizado. Na maior parte dos modelos, ao activar o serviço é pedida a indicação do número do canal. Será então necessário seleccionar o canal pretendido, neste caso o canal número 1.
Note-se contudo, que alguns telefones (por exemplo Philips Diga ou Twist) não permitem seleccionar o canal, recebendo as mensagens transmitidas em qualquer canal.

Outros telefones, como a maior parte dos Ericsson, o Nokia 6110 e o Sagem 730, permitem activar simultaneamente diversos canais, embora actualmente tal não seja necessário, uma vez que apenas está a ser transmitida informação no canal 1.

Os restantes telefones, como os Motorola, o Siemens S10 ou o Nokia 8110 apenas permitem activar um canal de cada vez, embora alguns destes modelos permitam definir diversos canais para posterior selecção.

Qual a área de difusão?
Nesta primeira fase, a área de difusão encontra-se restringida à zona da Expo’98. Não é necessário entrar no recinto da Expo, pois quem estiver nas áreas circundantes (por exemplo a nova estação do Oriente) também receberá as mensagens de difusão celular (desde que sejam observados os procedimentos descritos nos pontos anteriores).

Futuramente, em função dos resultados obtidos ao longo desta fase piloto, a área de difusão será gradualmente alargada.

Quais as horas de difusão?
Actualmente, as mensagens são enviadas 24 horas por dia, pelo que qualquer cliente que se desloque à área descrita no ponto 4 poderá receber as mensagens.

Estas são enviadas periodicamente, com intervalos de alguns minutos, pelo que quando um cliente só ligar o telefone após o envio de uma dada mensagem poderá recebê-la alguns minutos mais tarde, aquando do próximo reenvio.

Tarifário:
Gratuito para todos os clientes Telecel.

Informações disponíveis para consulta:

Nesta fase, apenas está disponível informação sobre a Expo’98, particularmente sobre as actividades que têm lugar no recinto da Exposição ao longo do dia.
A informação é actualizada várias vezes por dia.

A maior parte dos equipamentos apenas recebem mensagens de até 93 caracteres, ignorando o resto do texto no caso de mensagens mais longas; por este motivo, nesta fase apenas estão a ser enviadas mensagens com um máximo de 93 caracteres, por forma a permitir a sua recepção e leitura em todos os telefones que suportam o serviço.

A título de curiosidade, refira-se que o comprimento das mensagens pode atingir os 1395 caracteres, contudo as mensagens com este comprimento apenas serão recebidas na totalidade por alguns modelos topo de gama (por exemplo, o Ericsson GH688 e o Nokia 6110, entre outros).

Instruções de utilização:
Uma vez sintonizado o telefone no canal escolhido, basta aguardar a chegada das mensagens. Estas surgem directamente no écran do telefone, podendo ser lidas usando as teclas do telefone (em geral as setas).

Alguns equipamentos efectuam o armazenamento automático das mensagens para posterior visualização. Contudo, as mensagens ficam guardadas na memória do equipamento e não no cartao SIM, desaparecendo automaticamente quando o telefone é desligado (mas não quando o utilizador apenas sai de cobertura, sem desligar o telefone).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: